sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Majungassauro




























O nome Majungassauro ou Majungatolo, vem de Majunga, de Madagascar, que significa "Lagarto de Majunga". Ele viveu de 83 à 71 milhões de anos atrás, nos meados do período Cretáceo.

Tinha um visual bastante peculiar, crânio curto e alto, repleto de calombos, um chifre saindo da testa, braços extremamente curtos, era uma versão um pouco menor do Carnotauro e provavelmente mais agressiva. Nas terras onde se vivia, a quantidade de presas era escassa, e para sobreviver, o Majungassauro precisava recorrer a caçar outros predadores e ocasionalmente até cometer canibalismo, mostrando que era uma criatura tão perigosa quanto sugeria a sua aparência.

Ele era diferente de outros dinossauros carnívoros. A maioria dos terópodes tinham a capacidade de movimentar suas mandibulas para evitar que elas quebrem e fazer com que elas aumentam de tamanho toda vez que abria sua boca. Mas o Majungassauro não tinha essa capacidade. Suas mandibulas e dentes não se quebravam tão facilmente, fato este que surpreenderam os cientistas.

Informações do dinossauro

Nome: Majungassauro.
Nome científico: Majungasaurus atopus.
Tamanho: 8 metros de comprimento e 2,2 metros de altura.
Peso: 1 tonelada.
Local: Madagascar e Egito.
Época: Período Cretáceo.
Alimentação: Carnívora.
Grupo: Terópode.
Família: Abelisauridae.

Um comentário:

  1. Um grande animal e curioso o Majungassauro, se você quiser ver uma teia mais especializada sobre dinossaurios, você pode visitar esta web: dinossauros.net.

    ResponderExcluir