quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Alossauro




Alossauro, cujo nome significa "Lagarto diferente", devido as peculiaridades no crânio, sendo estas as elevações em forma de crista, acima dos olhos, e "fragilis", por causa do estado em que foram encontrados seus restos, pois estavam frágeis. Foi um dinossauro terópode e bípede, de porte médio, com cerca de 10 metros de comprimento e 3 metros de altura, que viveu há 155 a 150 milhões de anos atrás, no Período Jurássico e se tornou um dos maiores predadores de sua época, alcançando altos níveis na cadeia alimentar.

 O Alossauro é um dos carnívoros mais populares, e não é atoa, pois notória foi sua marca na mídia, e na sua história. Ele conseguiu espalhar-se pela América do Norte e predar várias espécies de dinossauros, mesmo vivendo na época dos saurópodes. Suas possíveis e principais presas eram os Estegossauros, Diplodoco, Apatossauro, Camarassauro, Braquiossauro, e ocasionalmente batalhava contra os Ceratossauros.



Os motivos de serem tão fortes, eram o crânio de 1 metro de comprimento, ostentando dezenas de dentes afiados, perfeitos para rasgar quaisquer tipo de carne, sustentados por uma mandíbula com força de mais de uma tonelada, que abria até um ângulo de 79º, braços fortes, terminados em garra, podendo agarrar e arranhar suas vítimas, e um corpo musculoso, pois a maioria de suas presas eram dinossauros fortes e pesados. Necessitaria de mais força que velocidade, não que não fosse rápido, com sua cauda longa e pernas musculosas, alcançava aproximadamente 33 km/h, somando sua eficiência anatômica a um pequeno grupo, formado para casos em que a presa fosse bem maior, não havia muitas chances de sobrevivência.

O Alossauro foi o primeiro dos grandes dinossauros carnívoros, a ser encontrado. O primeiro fóssil de Alossauro foi descoberto em 1877 por Othiniel Charles Marsh e desde então já foram encontrados mais de 100 fósseis referentes a espécies do gênero, sendo que os achados mais importantes ocorreram nos Estados Unidos e Portugal.



Informações do dinossauro

Nome: Alossauro.
Nome científico: Allosaurus fragilis.
Tamanho: 10 metros de comprimento e 3 a 3,5 metros de altura.
Peso: 3 toneladas.
Local: América do norte.
Época: Período Jurássico.
Grupo: Terópode
Alimentação: Carnívora.
Grupo: Terópode.
Família: Allosauridae.

3 comentários: